Capulanas

Já fazia um tempo que eu estava com a idéia de um post na cabeça, sobre um assunto que muito me fascina aqui: as africanas e as suas capulanas. Quando a Re Moraes me convidou para escrever no blog dela não pensei duas vezes: era hora de escrever sobre elas!

Pra ler o post é só passar no blog http://www.nhatinha.com/

Vale dizer que descobri o blog da Re quando estava no Brasil em busca de informações sobra a cidade que iria me acolher por pelo menos 1 ano. E posso dizer que foi a minha salvação! O blog é super informativo e a Re foi muito legal me ajudando com todas as minhas dúvidas pré-viagem. E, ainda por cima, é uma fofa que se tornou uma grande amiga!!!!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

5 Responses to Capulanas

  1. Fabiana says:

    Re, li o artigo no blog. Eu adoro as capulanas tb. Aqui o pessoal das comunidades africanas usa direto. Principalmente aos domingos qdo vao ao seus cultos vestidos super elegantes. Numa Londres cinzenta, as cores e estampas sao um colirio para os olhos! Um dia estava num pto de onibus, no inverno, uma chuva… e uma mae me pediu pra eu puxar e ajeitar o bebe amarrado nas costas dela. Eu perguntei, tem certeza? Ele nao vai escorregar por baixo? Ela riu e disse: no, go for it. Entao, eu ajeitei enquanto o menininho, muito mais quentinho e confortavel do que todos nos no pto de onibus congelando, me olhava nos olhos na maior paz. Ja te vejo desfilando com seu baby numa capulana! Concordo q as estampas africanas sao lindas, mas vc pode fazer com umas chitas qdo for ao Brasil. bjsssss

  2. madeinmaputo says:

    Nossa Fabi, imaginei a cinzenta (e linda!!!) cidade de Londres contrastando com as capulanas!!! LINDO!!!! E eu também ficaria com medo de deixar o bebê cair, mas achei muito legal você ter participado desse “ritualzinho” de amarrar o bebê!!!! Não é que eles ficam na maior paz???!!!! BJSSSS

  3. Rêe! Tenho visto alguns posts seus daqui..Muito legal! To amando tudo..Estou fazendofaculdade de história, e atualmente o ensino Brasileiro está vivendo uma passagem muito importante para o nosso patrmônio cultural. As Culturas Africanas estão sendo introduzidas aos poucos ao sistema de ensino obrigatório (já era tarde!). Só que devido a tantos anos de uma metodologia eurcêntrica, faltam pesquisadores, faltam fontes e material didático! O que vai demorar ainda mais para isso se tornar parte nossa oficialmente. Penso que seria muito legal receber de você algumas dicas de museus, eventos culturais, links, para me aprofundar melhor. Gostaria de conhecer historiadores ou estudantes de história daí para trocar figurinhas, se você conhecer, me fala! Adorei a foto de barriguinha! Encotrei seu irmão outro dia, me deu uma saudade tua! Bjos nessa barriga aí! Saudades, amiga! Beta.

  4. Renata, seu blog está a sua cara: acolhedor, cheio de posts interessantes e muito bonito de se ver. A qualidade das fotos é bárbara. Vou seguir pra ficar por dentro do que rola na cidade, até eu poder voltar. Te mando meus blogs por email. bjs e obrigada pela acolhida em Maputo, Carla Fernanda Panisset

  5. ana rüsche says:

    olá!
    acabou de descobrir o teu blogue (inclusive pelo blogue da natinha…)
    entonces, sou escritora e em breve estarei em maputo.
    se vc puder me escrever, ficaria muito agradecida.
    um abraço

Leave a Reply

